PowerApps component framework

Hoje foi anunciado o preview do PowerApps component framework para as apps model-driven. Este componente promete permtir ao developers o desenvolvimento de melhores componentes visuais nas PowerApps e Dynamics365, utilizando a mesma framework que as equipas da Microsfot utilizam. Deste modo, passa a ser possível o desenvolvimento de novos componentes out of the box.

Torna-se assim a base da nova Unified Interface lançada com o Dynamics 365 Customer Engagement 9.0, mantendo os princípios de design Web responsivo e o objetivo de melhorar a experiência de utilização e vizualização de dados.

Exemplo:

PowerApps component framework permite, então, que developers criem componentes totalmente personalizados, utilizáveis em todos os componentes da PowerApps. Isto torna-se possível devido à disponibilização de uma API mais "rica", que fornece componentes e recursos como o controlo de gestão do ciclo de vida, acessos ao servidor, acesso aos metadados, formatação de dados, recursos a componentes do equipamento (câmera, localização, microfone), acesso a elementos UX (dialogs, lookups, renderização de páginas), entre outros.

Esta transformação permite assim a utilização de librarias externas, que os developers já utilizam em noutros desenvolvimentos web. Os controlos desenvolvidos podem ser configurados e utilizados em multiplos componentes, como dashboards, forms, processos de negócios, grids, entre outros. Todas estas configurações e desenvolvimentos podem ser colocados num package e transferidas para outros ambientes que onde pretendamos utilizar, via app source.


Comentários